Conduzir com para-brisas partido: posso ou não fazê-lo?

A resposta rápida é: não é seguro, nem legal! Conduzir com para-brisas partido ou rachado pode ter consequências graves, além de reduzir a tua visibilidade e aumentar o risco de acidente. 
Mas quais são as implicações legais? E o que mais deves saber sobre a segurança do teu carro?

Causas mais comuns de um para-brisas partido

Os vidros dos automóveis são peças fundamentais para a segurança, sendo os para-brisas fabricados com várias camadas para evitar que se estilhacem. No entanto, quando sofrem impacto, podem ficar rachados, colocando em risco a tua segurança e a dos passageiros. 

Aqui estão as 5 causas mais comuns de danos no para-brisas:

1. Choques entre veículos: em caso de colisão, os vidros podem quebrar, especialmente em choques frontais. A gravidade do dano depende da direção, velocidade e tipo de impacto. Conduz sempre com cuidado e atento a tudo o que se passa na estrada;

2. Pedras na estrada: pequenas pedras atiradas pelas rodas de outros veículos podem causar fissuras no para-brisas. Ao conduzir em estradas em obras ou com gravilha, deves reduzir a velocidade para minimizar este risco;

3. Alterações de temperatura: mudanças bruscas de temperatura, como frio extremo, podem causar rachaduras. 
Lembra-te: nunca deites água quente no para-brisas para o descongelar – o vidro tenderá a expandir e, depois, contrair até rachar;

4. Granizo e ventos fortes: fortes rajadas de vento podem exercer uma pressão tão forte sobre o para-brisas, que este chega ao ponto de partir. Em dias de tempestade, estaciona o carro em locais protegidos, sempre que possível;

5. Tentativas de assalto: deixar objetos de valor à vista pode atrair assaltantes, resultando em vidros quebrados. Mantém sempre os objetos guardados.

Perigos de conduzir com para-brisas partido

Mesmo uma pequena fissura no para-brisas pode representar um risco significativo para a tua segurança. 

Aqui estão os principais perigos de ignorar este problema:

  • Menor proteção em caso de acidente – o para-brisas age como um escudo em colisões frontais. Com uma fissura, a sua capacidade de proteção fica comprometida;
  • Redução da visibilidade – um para-brisas rachado prejudica a visibilidade e pode criar pontos cegos, atrasando o teu tempo de reação;
  • Falha no acionamento dos airbags – estes foram concebidos para fazer ricochete no para-brisas, sem causar danos no carro. No entanto, se houver uma fissura no vidro, esta pode impedir os airbags de funcionarem corretamente, não cumprindo o seu objetivo;
  • Mau funcionamento de câmaras e sensores – para avisar de colisões ou ler sinais de trânsito. 

É legal conduzir com para-brisas partido?

Segundo o Regulamento do Código da Estrada, “os para-brisas dos automóveis ligeiros e pesados são constituídos por vidros inquebráveis ou inestilhaçáveis”. À partida, esta é uma boa notícia. Mas, se um agente te mandar parar, é ele que determina se o vidro está em estado de impedir a visibilidade. Como tal, podes ter de pagar uma coima.

⚠️ Atenção: não tentes resolver o assunto com invenções caseiras. Não é permitido utilizar papel de alumínio ou fita adesiva para prender o vidro ao caixilho. A solução é mesmo dirigires-te à oficina, o mais rapidamente possível, para que seja reparado ou substituído.

Quais as consequências legais?

Conduzir com o para-brisas partido pode resultar em coimas significativas. De acordo com o artigo 22.º do Regulamento do Código da Estrada, a coima pode ir até aos 249,40€. 
Além disso, o veículo pode ser apreendido pela polícia, se a rachadura comprometer a visibilidade.

Seguros que cobrem quebra de vidros

Ter um bom seguro automóvel pode fazer toda a diferença em caso de vidros rachados ou partidos. O Seguro Auto da LOGO é um exemplo disso: as opções Topping e Max incluem cobertura de quebra isolada de vidros. E, no caso de escolheres a opção Light do seguro, também podes acrescentar a cobertura de quebra isolada de vidros. 

Na LOGO, temos uma rede de oficinas em todo o país (incluindo ilhas), onde podes levar o teu carro para ser reparado.

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