Cuidados a ter antes de comprares uma moto usada
Se estás a pensar em comprar uma moto usada, não faltam sítios onde procurar e multiplicam-se as opções. Mas não te precipites, nem te deixes levar pelo impulso!
É claro que a compra de uma moto pode ter um lado emocional. E deves sentir-te confortável com o modelo, o estilo e o modo de condução. Mas comprar uma moto usada requer muitos cuidados, até para que possa ser uma companhia agradável por muitos anos.
Parece boa demais para ser verdade? Desconfia das pechinchas
Geralmente, os vendedores particulares conseguem baixar mais o preço, ao passo que o representante oficial de uma marca te dá mais garantia e segurança. Seja como for, deves ficar com informação sobre os seguintes aspetos:
- histórico de acidentes;
- manutenção e inspeções feitas;
- necessidade de substituição de peças;
- se tem algum problema mecânico ou elétrico conhecido.
Qual o uso que queres dar à moto?
Limita o leque de escolhas. Existe uma longa lista de gamas e modelos de motos, mas só um ou dois fazem sentido para ti. Pondera bem as características importantes a ter em conta e define o tipo ideal de moto usada a procurar, para seres mais objetivo na seleção.
Quilómetros "à martelada"?
Nem tudo se resume ao número de quilómetros. Tal como nos carros, estes podem até ser falsificados. O importante é perceber se a moto usada foi bem cuidada. Para isso, o ideal é fazeres-te acompanhar por um mecânico de confiança, que faça uma boa revisão. Ele pode aconselhar-te sobre o estado dos pneus, travões, filtros, etc.
A moto usada tem os documentos em dia?
Estes são essenciais para poderes circular e, no caso de se tratar de um vendedor particular, são uma boa forma de perceberes se o proprietário é cuidadoso. Em Portugal, é necessário:
- Carta de condução;
- Cartão de cidadão;
- Documento Único Automóvel (DUA) ou certificado de matrícula do veículo;
- Seguro automóvel válido, como o Seguro LOGO Moto, e o comprovativo em formato físico ou digital (com a aplicação acessível em id.gov.pt).
Não te esqueças de que, a partir dos 4 anos após a data da 1.ª matrícula, as motos estão sujeitas a inspeção periódica obrigatória (IPO), com exceção de alguns modelos. Este registo também te vai ser útil.
A moto passou por alguma modificação?
Sabes que as alterações aos modelos de origem devem obedecer a normas? Atenção às motos personalizadas ou alteradas: podem ser multadas, se as alterações não estiverem em conformidade com as normas estabelecidas pelas autoridades de trânsito.
Qualquer alteração às características técnicas da moto, como a potência do motor, o sistema de escape, os pneus, a iluminação ou o sistema de travagem, tem de ser reconhecida e aprovada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), antes de ser instalada na moto, para garantir a segurança e evitar multas.
Outras perguntas que deves fazer:
- Quantos proprietários anteriores teve a moto?
- Porque decidiu o proprietário atual pô-la à venda?
- Quais são os custos de manutenção esperados para esta moto?
- A moto foi usada, principalmente, para viagens longas ou curtas?
- Todos os impostos e multas da moto estão pagos?
Antes de ires a correr comprar uma moto usada, pondera bem todas estas questões. E trata logo, logo e online do teu Seguro LOGO Moto, para poderes aproveitar ao máximo a tua moto nova!
Até LOGO!